Colocar no meu Blog!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Troféu Castro Alves com novas categorias


O Troféu Castro Alves nesses 21 anos de realização sempre se preocupou com as mudanças que ocorrem no Carnaval de Salvador, independente de sabermos que há na folia marcas registradas e inalteráveis, em muitos pontos o Carnaval se molda, se altera e se adapta a novas realidades.

Por conta disso, o Troféu Castro Alves fica sempre antenado e procura observar essas mudanças e refletir isso em suas categorias de premiação. No ano passado, foi a categoria de Melhor Banda de Pagode e nesse ano, para mantermos nosso pioneirismo as duas novas categorias do Troféu são: Melhor Performance Feminina e Masculina e Melhor Atração de Trio Independente.

Tendo como referência a seriedade da votação do Carnaval do Rio de Janeiro que coloca em cada categoria, quesitos a serem votados separadamente, para que então somados possam premiar uma escola, a categoria de performance também trabalha dessa forma.

O júri oficial formado por: Dona Raquel (Piatã FM), Alex Lopes (Universo Axé), Ricardo Luzbel (Bahia Noticias), Ildázio Jr (Bahia Notícias), Dirceu Factum (Axezeiro), Walter Júnior (Rede Sucesso), Fábio Lima (Tudo FM), Karina Waxman (Tudo FM), Clóvis Dragone (Revista Exclusiva), Osmar Gama (Fotográfo Profissional- Revista Exclusiva), Osmar Martins (Correio/ Blog do Marron), Adriana Silva (Itapoan FM), Mayra Ilnah (Tribuna da Bahia), Claudia Giudice (Revista Contigo) e Jansen Sandes (Carnasite) terá mais responsabilidade.

O júri votará para a categoria de melhor performance em quesitos como: animação do bloco em relação ao artista, harmonia, repertório, música de trabalho, animação e acompanhamento do artista quando de sua atuação em relação ao folião, artista cantando o percurso todo, entre outros.

Essa categoria tem como característica principal a indicação de todos os artistas que passam pelos circuitos, incluindo aqueles que segundo o Troféu Castro Alves já estão na categoria Hours-Councours, na categoria melhor cantor e cantora, como é o caso de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, entre outros.

Dessa forma, o Troféu Castro Alves continua premiando os já estabelecidos, mas com mais atenção e abre espaço para que os novos possam ser premiados também. Além de homenagear os grandes artistas através do Troféu Hours-Concours.

Conheça agora a lista das categorias do Troféu Castro Alves 2010: Melhor Bloco com Trio Dodo, Melhor Bloco com Trio Osmar, Melhor Bloco Afro (Olodum – Hours-Concours), Melhor Bloco Afoxé (Filhos de Gandhy – Hours- Concours), Melhor Bloco de Travestidos (As Muquiranas – Hours-Concours), Melhor Bloco Infantil (Algodão Doce – Hours- Concours), Melhor Atração Trio Independente, Melhor Performance Masculina, Melhor Performance Feminina, Melhor Banda de Axé, Melhor Banda de Pagode, Melhor Cantora (Ivete Sangalo – Hours- Councours), Melhor Cantor (Bell Marques - Hours- Concours), Melhor Música, Melhor Bloco de Samba (Bloco Alerta Geral - Hours- Councours).

Nesse ano, a Categoria Revelação não terá indicação, o Troféu Castro Alves decidirá por três destaques do Carnaval 2010, nas categorias, banda/artista, música e novidade do Carnaval. Outra categoria que também não será premiada nesse ano é a de Melhor Bloco de Índio, por conta da falta de concorrentes, abriremos espaço para que o único bloco ativo durante todo o ano, receba uma homenagem especial – o Commanches do Pelô, que em primeira mão já anunciará o seu tema para 2011.
Viviane Nonato

Caricatura: Olegário Gouveia

Nenhum comentário: